Alto contraste:
Acessibilidade:
Siga-nos

Você também pode pesquisar por PodAprender na plataforma de streaming de sua preferência:

agosto 19, 2021

#30 – Gamificação da pedagogia: como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem?

Os jogos eletrônicos, muitas vezes, ocupam o topo das preferências de entretenimento das crianças e adolescentes. Embora em alguns casos eles sejam considerados por pais e professores os vilões dos estudos, é possível enxergar os games como verdadeiros parceiros da aprendizagem.

Para isso, basta transformar os objetos de estudo das mais diversas disciplinas em elementos de jogos, para que estudantes possam desenvolver suas habilidades e conhecimentos. Esta é a gamificação da pedagogia: uma forma de estudar e aprender, que garante estímulos criativos e até diversão para os estudantes.

O episódio 30 do PodAprender explica como funciona a gamificação na educação, suas vantagens e como ela pode ser aplicada na prática pedagógica.

Participa do bate-papo Gislaine Batista Munhoz, coordenadora pedagógica, líder em Educação Aberta e entusiasta da educação pública. Trabalha há muitos anos em projetos de gamificação e na criação de jogos digitais, com a parceria de crianças e adolescentes. Dois desses projetos, desenvolvidos em escolas públicas de São Paulo, foram premiados e reconhecidos internacionalmente. Gislaine foi uma das selecionadas para a imersão do Desafio Brasileiro de Aprendizagem Criativa do MIT, quando se tornou fellow de Aprendizagem Criativa. Atualmente, ela faz parte da coordenação do Núcleo São Paulo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Também participa do bate-papo Rodrigo Ayres de Araújo, conhecido como Barão do Pirapora. Mestre, historiador e pós-graduado em Games, atua como professor de História em colégios públicos e particulares de São Paulo e Santa Catarina. Tem dez anos de experiência com oficinas culturais e ONGs ambientais e culturais. É produtor de curtas de animação e games, alguns dos quais premiados em festivais. Utiliza novas tecnologias na educação, como games, animações e quadrinhos. Desenvolve a gamificação da pedagogia, explorando a prática de Game Design com os alunos em sala de aula. Recebeu vários prêmios como diretor de curtas, game designer e professor. Foi vencedor do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores em 2012, vencedor do Prêmio Aprender e Ensinar do Banco do Brasil e finalista do Prêmio Professores do Brasil em 2015.

O PodAprender é uma realização do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com produção da Banca do Podcast. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Participe da nossa pesquisa: https://forms.gle/aejd3re8GY2EfuAH6

Mais informações: https://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

#Múltipla escolha
Livro e filme: A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick
Livro: Cultura da Convergência, de Henry Jenkins
Artigo: Gamificação aumentada: explorando a realidade aumentada em atividades lúdicas de aprendizagem, de Paula Carolei e Romero Tori
Livro: Homo Ludens, de Johan Huizinga
Livro: Aha! – 10 maneiras de libertar seu espírito criativo, de Jordan Aya
Filme: Scott Pilgrim

#Diversão para casa
Gislaine Munhoz
E-mail: gismunhoz@gmail.com
Instagram: @munhoz.gilaine
Facebook: @gislainemunhoz

Rodrigo Ayres de Araújo
Canal no Youtube: Barão do Pirapora
E-mail: baraodopirapora@gmail.com

Veja mais

setembro 16, 2021

 #32 – O que é e como se aplica a Pedagogia da Paz?

setembro 2, 2021

#31 – Como aplicar as competências socioemocionais em sala de aula?

agosto 19, 2021

#30 – Gamificação da pedagogia: como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem?

Leve o Aprende Brasil para o seu município!

Central de Relacionamento

0800 724 1516

© Aprende Brasil, uma empresa do Grupo Positivo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nerdweb .

TELEFONES

VENDAS

0800 724 1516

WHATSAPP

(41)99193-7458

FORMULÁRIO DE CONTATO

Preencha o formulário e logo entraremos em contato