logo aprende brasil carregando
  • Compartilhe:
PodAprender
18 de março de 2021

#22 – Indisciplina em sala de aula

De acordo com a mais recente Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), professores brasileiros passam, em média, 33% do tempo em sala de aula resolvendo questões administrativas, como fazer chamada, e disciplinares, como manter a ordem entre os alunos. A indisciplina é uma reclamação constante entre professores, mas pode oferecer boas oportunidades para trabalhar democracia e respeito ao próximo.

O episódio 22 do PodAprender tem a participação de Cláudio Marques da Silva Neto, doutor em Educação pela USP, autor do livro “Indisciplina e violência escolar: dilemas e possibilidades” e diretor da escola Espaço Bitita/Infante Dom Henrique, da rede municipal de São Paulo, que integra a rede PEA/UNESCO, e de Patrícia Pirota, mestre em Tecnologia e Sociedade, professora da área de Linguagens para o Ensino Básico e para cursos preparatórios e produtora de conteúdo sobre Educação nas redes sociais com mais de 40 mil seguidores. Neste episódio o assunto é a indisciplina em sala de aula e as muitas formas de lidar com esse problema.

O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Mais informações: http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

#ParaSeInspirar

Érica Gonçalves, coordenadora do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação de Guaxupé (MG).

#MúltiplaEscolha

Livros:

Coleção completa de Paulo Freire, em especial o livro “Pedagogia da Solidariedade” e “A pedagogia do oprimido”

Coleção completa de Rubem Alves

Coleção completa de Bell Hooks

Coleção completa de Angela Davis

Coleção completa de Hanna Arendt

Coleção completa de Vitor Henrique Paro

“Indisciplina e violência escolar: dilemas e possibilidades”, de Cláudio Marques da Silva Neto

Leituras sobre Cultura Escolar

Tese de Doutorado:

“Relações de gênero e indisciplina escolar: masculinidades em jogo”, de Cláudio Marques da Silva Neto (Disponível em: https://bit.ly/3tAI01v)

#DiversãoParaCasa

Cláudio Marques da Silva Neto: claudioneto@alumniusp.br (e-mail), @claudio_marques_neto (Instagram), Cláudio Neto (Facebook), Cláudio Marques da Silva Neto (site da Nova Escola)

Patrícia Pirota: @patriciapirota (Instagram e Twitter), Salvem a Professorinha (YouTube)