logo aprende brasil carregando
  • Compartilhe:
PodAprender
18 de fevereiro de 2021

#20 – Educação bilíngue para surdos

Promover uma Educação inclusiva é respeitar as diferenças e oferecer condições de equidade para que cada estudante se desenvolva de acordo com suas necessidades, potencializando as habilidades individuais. Também é preciso garantir que os estudantes interajam entre si e com os professores por meio de uma língua em comum. No caso dos alunos surdos, é a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No episódio 20 do PodAprender, as convidadas Daniele Silva Rocha, pedagoga com habilitação em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) com ênfase em Educação Bilíngue, conversa com Doani Emanuela Bertan, finalista do Global Teacher Prize 2020, promovido pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco, e idealizadora do canal Sala 8, que explica em Libras os conteúdos das disciplinas do ensino regular. O bate papo fala sobre os desafios do ensino bilíngue para estudantes surdos e como as práticas de inclusão podem contribuir para uma escola com mais equidade.

O PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil com produção da Central Press Brasil. A apresentação é da jornalista Danaê Bubalo.

Mais informações: http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/

#ParaSeInspirar

Marcela Rúbia Nespolo Aniceto, coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria de Educação de Olímpia (SP).

#MúltiplaEscolha

Instagram:

https://www.instagram.com/sala8doani/

#DiversãoParaCasa

Daniele Machado: daniele.rocha@ufscar.br (e-mail), @daniele.rocha (Instagram)

Doani Emanuela Bertan: @sala8doani (Instagram), Sla 8 Doani (Facebook), Sala 8 (Youtube)