O Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (simeB) é uma ferramenta tecnológica educacional que informa, analisa e acompanha indicadores com vistas à melhoria da qualidade do ensino ofertado pelos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

É composto de áreas que se integram entre si, a fim de produzir informações aos responsáveis pela gestão do município. Cada área agrupa um conjunto de indicadores que, em seu todo, apresentam parâmetros e análises, destacando as potencialidades e os desafios da educação municipal perante o processo de acompanhamento e tomada de decisões da equipe gestora.

O simeB está dividido em áreas que agrupam indicadores, com o objetivo de otimizar a busca e facilitar o acesso pelo gestor do município. Todos os indicadores do simeB estão organizados por áreas e são disponibilizados em uma plataforma digital. As informações podem ser acessadas por meio de senha e login específicos, entregues ao gestor público. O acesso pode ocorrer em qualquer tempo e de qualquer ferramenta tecnológica.

Alguns dos indicadores são analisados a partir das características próprias do município, ampliando e possibilitando possíveis comparações com as esferas estadual e nacional. Outros indicadores são coletados a partir de períodos específicos, o que possibilita a análise do ponto de vista do crescimento ou diminuição da escala de atendimento do indicador em questão.