logo aprende brasil carregando

O Que Faz Parte

Assessoria Pedagógica

Presencial e a distância, conforme o plano educacional do município.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil coloca à disposição da Secretaria de Educação uma estrutura capaz de auxiliar na articulação, na seleção e na concretização das prioridades da ação educativa.

A equipe de assessoria pedagógica realiza encontros formativos e atendimentos pedagógicos presenciais e a distância, com o objetivo de contribuir para o programa de formação continuada tanto da equipe técnico-pedagógica, dos gestores e dirigentes educacionais quanto dos docentes que compõem a rede pública de ensino.

Veja como a Assessoria Pedagógica auxiliará o seu município:

Encontros Formativos

ASSESSORES DE ÁREA

Os encontros propiciados pelos assessores de área são destinados às equipes docentes e diretivas da rede pública de ensino. Ofertados para cada nível de ensino, englobam os anos e ciclos da educação básica, refletindo sobre as demandas educacionais presentes nos processos de ensinar e aprender dos componentes curriculares.

Esses momentos regionalizados e/ou personalizados promovem um diálogo específico sobre os desafios, as necessidades e as experiências relacionados à ação de cada ator educativo na efetivação do trabalho pedagógico de qualidade.

Envolvem assuntos a respeito da estrutura curricular e da proposta metodológica de cada área de conhecimento, além daqueles presentes no Livro integrado, articulados com o acesso ao Aprende Brasil On.


Para a Educação Infantil

Um profissional que atua especificamente com a Educação Infantil aborda, de forma articulada, os campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; oralidade e escrita; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Aprofunda a proposta do Livro integrado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como implementa as discussões sobre o trabalho pedagógico com as crianças.

Para o Ensino Fundamental

Profissionais especialistas em cada uma das áreas de conhecimento realizam encontros para os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, História, Geografia, Matemática, Ciências (Física e Química para o 9° ano) e Educação Física. Nesses encontros, promovem a articulação das práticas pedagógicas com as orientações didáticas, aprofundando as temáticas relacionadas aos objetos de investigação de cada componente.

Para o Ensino Médio

Para os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol), Arte, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física, Química e Educação Física, os especialistas nas áreas oportunizam momentos de construção do planejamento em sala de aula.


Atendimentos Pedagógicos

 

INFORMÁTICA EDUCATIVA

Os encontros de Informática Educativa destinam-se às equipes técnico-pedagógicas e docentes tanto da Secretaria de Educação, quanto das escolas da rede pública de ensino.

Motivar a aprendizagem colaborativa, alavancar a construção do conhecimento, interagir com o livro didático, trabalhar com suportes tecnológicos no processo pedagógico (impresso e digital) e utilizar o Aprende Brasil On como uma área educativa confiável e segura são algumas das ações da Informática Educativa.

A equipe de assessoria conta com um portfólio de cursos/oficinas/palestras direcionado aos diversos segmentos da educação básica, oportunizando aos municípios e às unidades federativas conveniadas escolher aqueles que melhor atendam à demanda no que diz respeito à formação continuada na área da Informática Educativa. Além desse atendimento presencial, também são realizados atendimentos pedagógicos a distância (telefone, e-mail, web) para todos os municípios conveniados.

Formação a distância

WEBCONFERÊNCIAS

Para possibilitar o diálogo entre os parceiros do Grupo Positivo, oferecemos webconferências nas diversas áreas de conhecimento e de gestão escolar e são ofertadas em horários distintos, para que o professor possa se programar e participar. Durante as webconferências, o diálogo ocorre via chat, proporcionando a interação dos participantes com o palestrante e com os demais colegas de outras escolas.

CURSOS NA MODALIDADE EAD*

Os cursos a distância propõem aos professores e gestores um movimento de constante reflexão e (re)construção sobre o fazer pedagógico nos espaços escolares, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. As atividades propostas são mediadas por profissionais altamente capacitados para auxiliar nesse processo de construção da aprendizagem no ambiente virtual Blackboard, estabelecendo, dessa forma, uma relação de parceria e confiança entre a assessoria e as escolas.

* De acordo com o contrato firmado.

Canais de Atendimento


TELEFONE, E-MAIL OU WEBCONFERÊNCIA

Há um especialista qualificado dedicado ao seu município, que, desde o primeiro dia
do convênio, atenderá na gestão do contrato firmado. Entenderá todo o histórico
de processos do órgão público, estando, dessa forma, sempre pronto para responder
às questões administrativas, jurídicas, operacionais e financeiras.