logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
20 de setembro de 2019

Saeb: o que é e como funciona?

Saiba mais sobre o principal sistema de avaliação da educação brasileira

Se você é professor ou trabalha com educação no Brasil, provavelmente, já deve ter ouvido falar dele: o Saeb. Mas, você sabe do que se trata? O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação pelo qual escolas públicas e privadas de todo país vão passar este ano.

Esse sistema de avaliação em larga escala é composto por testes padronizados e questionários socioeconômicos, que são realizados periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde os anos 1990. Até 2018, esses testes eram chamados de Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc ou Prova Brasil) e Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), mas essas nomenclaturas foram abandonadas e agora as três avaliações passam a ser agrupadas sob o nome de Saeb.

Outra mudança é que, ao contrário do que aconteceu por muitos anos de aplicação, o Saeb não mais avaliará somente as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática. A partir de 2019, serão avaliadas (amostral) também as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, conforme as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mas qual o objetivo?

O principal objetivo do Saeb é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no Brasil para que o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais tenham base em evidências. São os resultados obtidos pelas avaliações, junto às taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas pelo Censo Escolar, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo.

Quando será a avaliação e quem participa?

O Saeb ocorre a cada dois anos e o período de aplicação é  de 21 de outubro a 1 de novembro de 2019.

Embora tenham o mesmo nome, as avaliações são aplicadas para diferentes públicos-alvos.

Quer saber mais sobre o Saeb e como se preparar? Confira o e-book que preparamos para as escolas dos nossos municípios parceiros.