logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
17 de abril de 2019

Por que fazer um Instagram para sua escola?

Usar a rede social pode ajudar no relacionamento com famílias e alunos, além de servir como plataforma para divulgação de projetos e ideias

 

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, segundo dados divulgados pela empresa no ano passado, o Instagram está entre as redes sociais mais utilizadas atualmente no Brasil e no mundo. Tendo como foco principal o compartilhamento de fotos e vídeos de curta duração, a rede vem sendo usada cada vez mais não só por pessoas, mas empresas e instituições que enxergam nela uma ferramenta para se aproximar do público e divulgar suas ações. Mas será que o Instagram também representa uma oportunidade para as escolas? Nós acreditamos que sim e listamos três motivos para isso.

 

Comunicação com as famílias

Criar um Instagram para sua escola pode ajudar a fortalecer o relacionamento com as famílias dos estudantes e aproximá-las do ambiente escolar. Explorando a interatividade proporcionada pela plataforma, é possível se comunicar com os pais e/ou responsáveis, esclarecendo pequenas dúvidas que eles possam ter e mantendo-os informados sobre o que acontece na escola. Além disso, a realidade e espontaneidade, características da rede social, ajudam a transmitir mais autenticidade.

 

Relacionamento com os alunos

Além de funcionar como um canal de comunicação com as famílias, o Instagram também pode ajudar no relacionamento com os próprios alunos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center no ano passado, os jovens já utilizam mais o Instagram do que o Facebook. Isso significa que estar presente nessa rede é entrar em um espaço que já é comum para os adolescentes e se inserir na realidade deles. Compartilhar projetos desenvolvidos pelos alunos e permitir que eles também sejam protagonistas dos conteúdos pode incentivá-los e contribuir para sua autoestima.

 

Divulgação de projetos e novas ideias

Desenvolveu um projeto bacana? Aproveite os recursos do Instagram para apresentá-lo à comunidade escolar. Compartilhar fotos e vídeos dos trabalhos dos alunos, usar a ferramenta Stories para cobrir eventos e apresentações que acontecem na escola são ótimas formas de gerar engajamento e pode contribuir para inspirar novas iniciativas.

 

Cuidados!

É preciso ficar atento ao conteúdo publicado no Instagram. Não só aos padrões estéticos e à qualidade de imagem (que deve ser sempre a melhor possível), mas também às questões legais de direitos para uso de imagem. Antes de publicar uma foto, certifique-se de que a escola possui a autorização da família para utilizar a imagem das crianças e/ou adolescentes envolvidos.

 

E aí, decidiu criar uma conta para sua escola? Se sim, não esqueça de seguir Aprende Brasil: @aprendebrasil. Caso seu município seja conveniado ao sistema, envie pra gente fotos dos projetos desenvolvidos a partir das propostas do nosso material. Vamos adorar compartilhar!