logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
8 de agosto de 2019

O que é a metodologia interacionista?

Saiba mais sobre a proposta metodológica do Sistema de Ensino Aprende Brasil

Imagine que o tema da aula são as plantas e que você pode escolher duas formas de trabalhá-lo com seus alunos: na primeira, você utiliza o livro didático para apresentar as características delas em sala de aula; na segunda, você leva a turma para fora para observar e explorar as plantas encontradas no pátio da escola, por exemplo, e depois discute em sala, com o auxílio do livro didático, o que os alunos observaram, apresentando o conteúdo sobre o assunto. Qual desses dois métodos seria o mais efetivo? Para o interacionismo, é o segundo.

A metodologia interacionista, adotada pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, propõe uma aprendizagem ativa, que valoriza as experiências e o conhecimento prévio dos alunos para colocá-los no centro do próprio aprendizado. Tendo como fundadores principais os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), essa proposta pedagógica entende que o aprendizado se dá pela interação com o mundo à nossa volta.

Esse tipo de abordagem traz muitos benefícios, incluindo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. “No interacionismo, há o diálogo sobre os conteúdos, respeitando os conhecimentos prévios dos nossos alunos, as diferenças sociais, de vivência. Tudo aquilo que eles trazem para a sala é repensado e conversado entre os colegas, e isso faz com que as competências socioemocionais possam ser desenvolvidas e trabalhadas em nossas salas de aula”, explica Vanessa Zanoncini, coordenadora pedagógica regional do Aprende Brasil.

Dessa forma, na visão interacionista, o conhecimento é formado pelas experiências pessoais em conjunto com o material didático, o professor, os colegas e o trabalho da escola.

Confira abaixo um resumo dos motivos que fazem da metodologia interacionista uma das melhores:

  • Transforma todos os espaços da escola em ambientes de aprendizagem.
  • Desperta a curiosidade de aprender, e não apenas acumular dados e informações.
  • Respeita o tempo de aprendizagem e os conhecimentos prévios de cada aluno.
  • Acompanha a realidade para que o aprendizado seja significativo.
  • Propõe o aprendizado pela brincadeira e pela experiência.
  • Favorece o desenvolvimento das competências socioemocionais.
  • Coloca a criança no centro do próprio aprendizado.
  • Ensina a pensar.

Ficou interessado? Conheça o nosso sistema de ensino e leve a metodologia interacionista e mais uma série de outros diferencias e recursos para as escolas do seu município.