logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
16 de dezembro de 2019

Conheça os avanços que a BNCC prevê para a educação

Entenda as transformações que a implementação do documento traz

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, desenvolvido para ser utilizado como referência na elaboração do currículo de todas as escolas que oferecem educação básica no país. Implementada em 2018, seu processo de adaptação tem previsão para acabar em 2020.

Sua escola já está pronta para essas mudanças? Separamos algumas transformações pautadas pelo documento e que prometem gerar impacto e novas perspectivas para a educação dos próximos anos.

Alunos

A BNCC tem como objetivo estruturar e potencializar as habilidades cognitivas, socioemocionais e culturais dos alunos. Zita Lago, professora e doutora em Educação, afirma que uma das principais preocupações da BNCC é “valorizar experiências adquiridas fora do ambiente escolar e utilizá-las como uma ferramenta de fortalecimento entre o ambiente escolar e a vida cotidiana dos alunos”.

Dessa forma, é possível gerar interesse e atenção na construção de conhecimento, já que a transmissão de conteúdo deixa de ser unilateral e passa a pautar a realidade do aluno. Assim, ele tende a se sentir mais preparado para transformar o ambiente em que vive e ocupar novos espaços dentro da sociedade.

Pais e responsáveis

O documento traz para pais e responsáveis mais clareza quanto ao ensino em sala de aula. Ele auxilia a avaliação do desenvolvimento de seus filhos em cada etapa de ensino e esclarece as diretrizes que a escola escolheu para a formação dos alunos.

A escolha da instituição de ensino para colocar crianças e adolescentes também é facilitada, pois, com a BNCC, é possível avaliar avanços e resultados obtidos em direção à mudança, alinhando expectativas com relação à formação do aluno.

Sociedade

Zita garante ainda que a BNCC fortalece as estruturas da educação básica, visto que incentiva a transformação de políticas, como a formação de professores, a atualização de materiais didáticos, o financiamento da educação e a mudança das avaliações escolares.

Todas essas ações trazem avanços para a educação, pois a Base Nacional Comum Curricular está alinhada aos conceitos pedagógicos mais modernos do mundo. O documento objetiva, dessa forma, criar novas perspectivas para os próximos anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este episódio da nossa websérie sobre a BNCC com a Profª Drª Zita Lago.