logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
15 de agosto de 2019

Como o Aprende Brasil capacita a equipe pedagógica dos municípios parceiros

Um Sistema de Ensino comprometido a potencializar a aprendizagem nas escolas é um conjunto de soluções. Vamos imaginá-lo como um disco. Do ponto central ao periférico, o mesmo raio de importância define a concepção de materiais didáticos e dos recursos digitais, além da capacitação de professores, gestores e dirigentes educacionais. Se um deles tiver um raio menor, o disco não fecha nem funciona com perfeição, concorda?

Um dos diferenciais do Sistema de Ensino Aprende Brasil é oferecer uma ação completa –  o quê, quando, como e por que fazer a partir de um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação do município. “Respeitamos todos os processos que estão instalados, mas estamos aqui para que juntos possamos rever e reorganizar o que está sendo feito no trabalho pedagógico e encontrar novos caminhos”, acrescenta Vanessa Zanoncini, coordenadora pedagógica regional do Aprende Brasil.

Capacitação de professores em Campos Novos, SC

Mas como funciona na prática?

A equipe de especialistas do Aprende Brasil organiza atendimentos a técnicos e professores do município para identificar necessidades e prioridades. “Discutimos quais são os temas da contemporaneidade que devem pautar o trabalho pedagógico, fazemos a implantação do nosso material, explicamos aos professores como é o planejamento do sistema de ensino. Tudo isso é traçado e organizado junto com a Secretaria de Educação”, explica Vanessa.

A assessoria pedagógica do Aprende Brasil também faz um aprofundamento com docentes por área de conhecimento. Mestres e doutores vão até o município ministrar cursos específicos, focando em estrutura curricular, metodologia e abordagens como olhar para as questões socioemocionais do aluno e como discutir as questões de avaliação.

Oficina de capacitação de professores

São momentos que possibilitam conversas produtivas e motivam ações para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Em Campos Novos (SC), 380 professores das Redes Municipais de Educação participaram da capacitação com profissionais do Sistema de Ensino Aprende Brasil. As oficinas motivaram os professores, conforme conta a  Superintendente do Ensino Fundamental, Zeide Devaly Gris: “Foi um trabalho bastante envolvente e estimulante para os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Ficamos satisfeitos, e os professores estão mais confiantes no processo de implementação das novas diretrizes da BNCC”, diz.