logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
20 de dezembro de 2019

Como o Aprende Brasil atualiza os materiais para a BNCC

Temos uma equipe específica para pensar como aplicar as normativas da Base

Até 2020, todas as escolas brasileiras de educação básica devem atualizar seus currículos de acordo com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É pensando em auxiliar os municípios parceiros nessa tarefa e contribuir para a qualidade da educação brasileira que o Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece suporte às escolas, com orientações para a elaboração dos novos projetos pedagógicos, e está trabalhando na atualização do material didático a partir do que determina a Base.

“Temos uma equipe de pessoas trabalhando nisso há muito tempo estudando, aprimorando, analisando e verificando como dar concepção a essas normativas e contemplar as aprendizagens essenciais que a Base propõe”, explica a Profª Drª  Zita Lago. Dessa forma, conseguimos:

  • Oferecer materiais didáticos adequados às novas realidades que são trazidas para a prática pedagógica pela BNCC.
  • Desenvolver os componentes curriculares.
  • Trabalhar as metodologias ativas.
  • Orientar na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas.
  • Exercitar a perspectiva interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento.
  • Fornecer orientações para o desenvolvimento de projetos complementares.

Além disso, outro ponto importante para colocar em prática o que a BNCC determina é a formação contínua dos professores. Por isso, o Aprende Brasil oferece aos municípios parceiros cursos de capacitação e orientações sobre o uso dos materiais, da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.  “O objetivo maior é que as competências essenciais sejam contempladas e que se visualize uma prática pedagógica voltada ao que nós denominamos uma formação integral do nosso aluno”, esclarece Zita.

A formação integral é aquela que busca olhar o aluno na sua complementaridade, ou seja,  entende que a escola deve contribuir para o desenvolvimento de todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Quer saber mais sobre como o Aprende Brasil auxilia os municípios parceiros na implementação da BNCC? Confira a explicação completa da professora e doutora em Educação Zita Lago: