logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
11 de dezembro de 2019

Como engajar os alunos em sala de aula

Confira 5 dicas para conquistar a atenção dos alunos

A sociedade atual é constantemente bombardeada por uma série de informações que chegam por meio da tecnologia. Por isso, “o grande desafio a ser enfrentado nas escolas é usar as linguagens de mídias a favor do processo de ensino e aprendizagem, buscando transformar as informações em conhecimento”, como explica Vanessa Pereira Zanoncini, coordenadora pedagógica regional do Aprende Brasil.

Para solucionar esse problema, a escola e os professores podem optar por atividades que estimulem o processo de aprendizagem. Vanessa garante que “inventar e reinventar as formas de ensinar, numa práxis constante entre teoria e prática, pode despertar a atenção, a curiosidade e a vontade dos alunos de aprender”. Essas ações refletem diretamente na qualidade de ensino e são pilares importantes para o engajamento dos alunos. Conheça algumas atividades que podem ajudar:

1. Proponha debates

Outra forma de captar a atenção dos alunos é propor debates em sala. Utilize temas do interesse deles, como bandas do momento, influenciadores digitais (pessoas que têm muitos seguidores na internet e abordam conteúdos que engajam seu público-alvo), notícias que se relacionem com o meio em que estão inseridos e deixe que opinem sobre o assunto. Essa é uma prática interessante para abordar o plano pedagógico de maneira atual.

2. Realize projetos colaborativos

Projetos em equipe podem ser uma ótima estratégia para unir os alunos em prol de um mesmo objetivo. Além de desenvolver habilidades socioemocionais, essa estratégia contribui para um processo de aprendizado mais rico, além de  ajudar os estudantes a construir o próprio conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.

3. Incentive a empatia

Desenvolver empatia com os alunos faz com que o relacionamento se torne mais próximo, e o professor consiga trabalhar melhor as estratégias em sala de aula. Isso cria uma relação de confiança que pode ajudar na redução das taxas de abandono escolar.

4. Empregue novas formas de avaliação

Usar métodos alternativos de avaliação é uma maneira de engajar o aluno e contribuir para que ele aprenda melhor o conteúdo. Quando atividades lúdicas são usadas como estratégia de avaliação, o estudante se sente motivado a participar mais, aprendendo enquanto se diverte.

5. Use a tecnologia a seu favor

A interatividade e as possibilidades trazidas pelos recursos tecnológicos podem ser bons aliados do professor para ganhar a atenção dos estudantes. Com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, as escolas têm um grande auxílio nesse sentido: o Aprende Brasil On, plataforma digital de aprendizagem, gestão escolar e comunicação com a família. “Professores dos municípios conveniados trabalham os conteúdos escolares dos Livros Didáticos Integrados e as linguagens de mídia da plataforma Aprende Brasil On, elaborando projetos que integram essas linguagens, ensinando os alunos a vivenciar a aplicabilidade dos conhecimentos escolares”, conta Vanessa.