logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
26 de fevereiro de 2019

Como contribuir para reduzir a evasão escolar

Confira algumas ações que as escolas podem colocar em prática para ajudar a diminuir o abandono dos estudos pelos alunos

Infelizmente, a evasão escolar ainda é um dos maiores problemas encontrados na educação pública brasileira. Para se ter ideia, o Brasil tem a 3ª maior taxa de evasão escolar do mundo, segundo levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud, 2012), que avaliou a situação em 100 países. Os fatores que levam a isso são variados e incluem, por exemplo, a falta de estímulo e interesse pela escola, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, necessidade de trabalhar, localização e transporte, questões de saúde, entre outros.

É claro que maiores investimentos e atenção do poder público são essenciais para mudar esse cenário, mas uma equipe dedicada pode tomar atitudes que também ajudam a começar essa transformação e reduzir a evasão. Por isso, listamos aqui algumas das principais. Confira!

Acompanhe a frequência do aluno

Ficar atento à frequência dos alunos é algo que pode parecer simples, mas é fundamental. Procure conhecer os estudantes, pois isso deixará mais fácil identificar um comportamento diferente se algum deles começar a faltar muito. Conversar com outros professores e colaboradores da escola também são ações que ajudam nesse sentido.

Converse com a família

Muitas vezes o comportamento e a ausência do aluno estão diretamente ligados a algo que está acontecendo em casa. Por isso, é preciso conversar com a família para entender os fatores que podem estar por trás das faltas.

Ajude o aluno em suas dificuldades de aprendizagem

Uma das causas para o desinteresse do aluno pela escola pode ser alguma dificuldade que ele está encontrando para aprender. Assim, investigue como anda o desempenho daquele estudante que falta demais e, se for o caso, coloque em prática  ações que possam ajudá-lo. Já trouxemos aqui no blog algumas dicas sobre como fazer isso. Não deixe de conferir.

Invista em tecnologias e em aulas mais atrativas

Utilizar a tecnologia em sala de aula é uma forma de atrair a atenção do aluno, que faz parte de uma geração que já nasceu em meio a isso. O investimento não precisa ser necessariamente alto. Trabalhar com recursos audiovisuais, como vídeos e músicas que podem ser acessados pelo próprio celular, já é um começo. Favorecer metodologias ativas e a aprendizagem baseada em problemas, por exemplo, também são meios de gerar um maior interesse do estudante.

Busque ajuda

A evasão escolar é uma questão complexa que não cabe à escola resolver sozinha. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2009) aponta que 27% dos alunos que abandonam os estudos fazem isso porque precisam trabalhar para ajudar os pais e 21% por motivos como gravidez, problemas de saúde na família e de transporte. Em casos como esses, será necessário, por exemplo, procurar a assistência social do município que é quem poderá incluir essas pessoas em políticas públicas que atendam suas necessidades.