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12 de abril de 2018

A alfabetização é um dos principais desafios da educação atual.

A alfabetização é uma etapa fundamental na educação. Ser alfabetizado não significa apenas codificar e decodificar as letras que formam as palavras, mas inclui as habilidades de letramento e numeramento. Isso significa que a pessoa alfabetizada é competente para ler e interpretar textos, realizar cálculos e está apta para fazer uso social da escrita, da leitura e da matemática. O sujeito alfabetizado entende o que lê, escreve e-mails, organiza listas, calcula preços, compara condições de pagamento, etc. As aprendizagens relativas à alfabetização impactam diretamente em outras aprendizagens.

Entenda o atual panorama da alfabetização no Brasil:

1. Analfabetos: os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2016, apontam que 11,8 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos.

2. Analfabetismo funcional: os dados do Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), de 2016, explicitam que, no Brasil, uma a cada quatro pessoas com mais de 15 anos é considerada analfabeta funcional. Isso quer dizer que a pessoa até conhece letras e números, mas não apresenta grandes habilidades para ler, compreender e interpretar textos e resolver operações matemáticas.

3. Alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental: a Base Nacional Comum Curricular indica que a ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental tenha como principal foco a alfabetização. O resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2016, realizada utilizando testes para verificar leitura, escrita e matemática, indicam que as crianças apresentam resultados diferentes para essas aprendizagens: 54,73% dos estudantes com idade acima de 8 anos têm nível insuficiente de leitura, 33,95% têm escrita em nível insuficiente e, no campo da matemática, 54,4%, mais da metade, apresenta aprendizagem insuficiente. Ou seja, ainda temos um caminho árduo a percorrer para a melhoria desses dados.

Como vencer esses desafios

1. Formação específica e continuada de professores: é fundamental que os professores participem de cursos e grupos de estudo em que possam ampliar seus saberes sobre como as crianças aprendem e sobre os diferentes métodos para organizar os processos de ensino e aprendizagem.

2. Materiais pedagógicos: jogos, livros de diferentes gêneros, materiais de consumo, equipamentos eletrônicos, entre outros. Enfim, é preciso mais do que giz e de um quadro para garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.

3. Apoio técnico e pedagógico: é necessário que os professores tenham parceria para organizar os processos de ensino e aprendizagem de todas as crianças. Isso pressupõe uma rede que atenda às crianças que precisam de atendimento especializado, aulas de reforço no turno oposto, atendimento em período integral que equacione os direitos de educação, lazer e brincadeira.

4. Melhoria da estrutura da escola: escola limpa, com prédios e mobiliários em boas condições para oferecer conforto e segurança aos alunos e professores.

5. Aproximação entre família e escola: a família tem papel fundamental na vida dos educandos. É preciso acolher as famílias, pensar em encontros e parcerias.

6. Educação inclusiva: criar condições para que as pessoas com necessidades educacionais especiais realmente tenham seus direitos garantidos e possam participar de uma escola que atenda às suas singularidades. É preciso rever a estrutura física e também disponibilizar recursos humanos.

7. Educação de jovens e adultos: garantir espaços de qualidade com métodos adequados para os jovens e adultos que não se alfabetizaram na idade correta. Uma sociedade sustentável e inclusiva, comprometida socialmente com seus cidadãos, precisa oportunizar educação a todos.

Fontes:

http://www.politize.com.br/alfabetizacao-no-brasil-desafios-criancas-adultos/

http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002457/245745POR.pdf

https://www.todospelaeducacao.org.br/arquivos/biblioteca/anuario_brasileiro_da_educacao_basica_2017_com_marcadores.pdf

https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40

http://www.valor.com.br/brasil/4787959/brasil-tem-129-milhoes-de-analfabetos-aponta-pnad

https://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/35337/mec-divulga-dados-da-ana-2014/

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/18992-pnad-continua-2016-51-da-populacao-com-25-anos-ou-mais-do-brasil-possuiam-apenas-o-ensino-fundamental-completo.html

http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/11/21/A-evolu%C3%A7%C3%A3o-do-analfabetismo-funcional-no-Brasil

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=56321