logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
19 de dezembro de 2019

5 dicas para implementar a BNCC

Orientações para você e sua equipe aplicarem as atualizações na sua escola

2020 está chegando e, com o início do novo ano, encerra-se o prazo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O documento é uma referência nacional que ajuda as escolas de todo o Brasil – país com dimensões continentais – a alinhar as diretrizes necessárias para que os alunos de qualquer lugar ou instituição de ensino recebam a educação que merecem: de qualidade.

E você, ainda tem dúvidas sobre como implementar a BNCC no seu município? A professora e doutora em Educação Zita Lago tem algumas dicas que podem ajudar nessa reta final:

  1. Contextualize as normas para a realidade da sua região

O ideal é que as equipes pedagógicas da Secretaria de Educação se reúnam para estudar o texto da Base e criar documentos complementares que expliquem como as normas se aplicam no contexto do município. Para isso, é preciso levar em conta a BNCC, as propostas curriculares do Estado e a realidade do município. Uma dica é se perguntar “de acordo com a realidade da cidade, sua estrutura e organização, o que pode ser feito para que essa norma da BNCC seja aplicada?

  1. Oriente todas as instituições de ensino a partir de um documento comum

Ao elaborar a proposta curricular e o projeto pedagógico, a administração municipal responsável deve fazer um texto introdutório comum para todas as escolas, explicando aspectos como propostas da Base e suas competências obrigatórias. Desse modo, as escolas terão orientações suficientes para adaptar as exigências da Base às suas realidades. Quanto mais conversas, debates e trocas de ideias existirem durante essa fase de implementação, melhor.

  1. Trabalhe a formação continuada

Invista na capacitação constante dos responsáveis pela implementação da BNCC no seu município ou microrregião. Estude formas de aprimorar a ação docente (prática que, inclusive, pode ser feita constantemente), de aplicar as orientações por meio de atividades complementares e até mesmo de otimizar o tempo e o espaço para conseguir concluir a implementação

  1. Estimule o trabalho colaborativo

Essa premissa, que norteia todas as orientações e o próprio propósito da BNCC, deve, antes de ser ensinada aos alunos, começar a ser a praticada entre os profissionais envolvidos na implementação. Algumas ideias são: elaborar ações de troca de ideias e experiências entre professores e profissionais das equipes pedagógicas ou até mesmo trabalhar as interrelações entre diferentes municípios e escolas.

  1. Lembre-se dos seus objetivos!

As metas e resultados que você almeja para a educação da sua região continuam sendo muito importantes. Com a BNCC, esses objetivos ganham mais ferramentas, ideias de ações e estratégias para serem alcançados. Aproveite os recursos e as inovações da Base para aprimorar seus resultados avaliativos, os planos de melhoria no Ideb, as metas para a alfabetização. Além dessas orientações, os parceiros do Sistema Aprende Brasil também contam com materiais para ajudar nessa realização.

Confira o episódio completo da nossa série com a Profª Draª Zita Lago sobre o processo de implementação da BNCC: