logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
17 de dezembro de 2019

4 dicas para terminar bem o ano letivo

Feche um ciclo com chave de ouro e se prepare para o próximo

Dezembro vai chegando ao fim e junto com ele se encerra mais um ano letivo, e esse é um momento importante para todos os professores. Afinal, antes de curtir o descanso merecido, é bom fazer uma análise pessoal, refletir sobre práticas pedagógicas utilizadas, o que funcionou ou não, organizar os materiais e deixar tudo pronto para o próximo ciclo.

Se você está passando por isso no momento, listamos alguns pontos que não podem ser esquecidos durante esse processo de encerramento. Confira!

1. Organize os materiais de trabalho

Para começar, organize todos os seus materiais de trabalho e o registro de atividades. Limpe seu armário e avalie o que pode ser usado no próximo ano e o que deve ser descartado. Aproveite também para verificar se você está em dia com as documentações, como diários de classe e outros relatórios, que precisam ser entregues à direção.

2. Avalie o ciclo que se encerra

O fim do ano é um bom momento para fazer uma avaliação em todas as esferas da nossa vida. No âmbito profissional, é uma boa hora para analisar o que foi ou não feito, o que deu ou não certo. Fazendo uma autoavaliação individual e pedindo feedbacks, é possível entender o que precisa ser melhorado e o que deve continuar no ano seguinte.

3. Trace objetivos para o próximo ano

Depois de fazer essa avaliação, trace metas para o ano seguinte. Como foi o aproveitamento dos alunos? Qual área você acha que merece ser mais trabalhada? Acredita que deve investir em uma atualização ou formação? Coloque tudo isso no papel e monte uma lista. Se já souber para quais turmas irá lecionar, melhor ainda. Dá para anotar ideias e dicas de atividades que vão ajudar na hora de montar o planejamento no ano que vem.

4. Faça uma análise pessoal das experiências vividas

Além de se preparar essas questões objetivas e refletir sobre elas, é importante parar para fazer uma análise pessoal das experiências que você viveu. O quanto você aprendeu e amadureceu? Quais eram os seus planos no começo do ano e quais são agora? O que você queria que acontecesse aconteceu? Tente responder a essas perguntas sem culpa ou cobranças. Não há mais como resolver aquilo que já passou e, por isso, concentre-se no que ainda está por vir, no que deseja conquistar e busque se sentir bem com o que você viveu para aproveitar o seu tempo de descanso da melhor forma.