logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Notícias
17 de abril de 2019

4 ações que podem melhorar os indicadores educacionais de seu município

Indicadores educacionais, como o Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), são a principal referência usada atualmente para avaliar a qualidade da educação pública brasileira. Por isso, obter resultados positivos é muito importante, pois eles acabam sendo um cartão de visita do município. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho nesses indicadores. Confira!
  1. Identificar os pontos fortes e fracos na aprendizagem dos alunos

Antes de pensar em estratégias para elevar os indicadores educacionais em seu município, o primeiro passo é saber onde é, de fato, preciso melhorar. Use os dados oferecidos pelos últimos indicadores para analisar em quais áreas os estudantes tiveram melhor e pior resultado. Assim, você poderá entender mais sobre o que está dando certo ou não e direcionar os esforços  de forma mais assertiva.
  1. Traçar metas claras para cada escola com alunos em defasagem

É importante trabalhar com metas reais, ou seja, que, ao mesmo tempo em que desafiem os professores e estudantes, também sejam realizáveis. Criar metas que fogem demais da realidade podem gerar o efeito contrário do esperado, desmotivando a equipe. Estabeleça objetivos específicos, levando em consideração as necessidades dos alunos que podem ser diferentes em cada escola.
  1. Aplicar avaliações de desempenho em alunos e profissionais da educação

Além de utilizar os resultados dos indicadores nacionais de educação, uma boa dica é elaborar suas próprias avaliações para conhecer o desempenho tanto dos educadores quanto dos alunos. Dessa forma, é possível priorizar as áreas de maior interesse e determinar a periodicidade da realização da avaliação, por exemplo. Escolas parceiras do Aprende Brasil contam com uma ferramenta que é grande aliada nessa tarefa: o Hábile – Sistema de Avaliação Positivo, um produto pedagógico destinado à avaliação educacional que busca colaborar com a equipe pedagógica da escola, analisando os resultados de suas políticas, práticas internas e processos de ensino e aprendizagem.
  1. Garantir formação para professores e gestores

Investir na qualificação dos profissionais da escola também é essencial. Utilize os resultados das avaliações feitas com os professores, por exemplo, para entender melhor qual o tipo de capacitação que poderá atender suas necessidades. A assessoria pedagógica oferecida pelo Aprende Brasil realiza encontros formativos e atendimentos pedagógicos para contribuir para a formação continuada tanto da equipe técnico-pedagógica, dos gestores e dirigentes educacionais, quanto dos docentes que compõem a rede pública de ensino. Saiba mais.