logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Eventos
10 de abril de 2019

Marcha dos Prefeitos 2019: A gestão municipal das políticas sociais no novo governo

O Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM debateu a Assistência Social em arena temática durante o XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no dia 10 de abril. A Confederação apresentou a pauta prioritária na área que inclui o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Cidadão Cadastro Único e projeções para o novo governo.

Segundo o Secretário Especial de Assistência Social do Ministério da Saúde, Lelo Coimbra, não existe uma política social do novo governo e sim do Estado brasileiro no momento de um novo governo. “O compromisso do Ministério é de dar sustentabilidade e fortalecimento dos SUAS como política de Estado”, defendeu.

O Diretor de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomen, apresentou a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O projeto é garantido pelo Decreto 9.328 de 3 abril de 2018. “Nosso objetivo é proporcionar o protagonismo da pessoa idosa, por meio da qualidade vida”, disse. Milhomen lembrou a curva que a população está enfrentando e que a expectativa é que em 2060 tenhamos 73,5 milhões de idosos no país.

A deputada Carmen Zanotto ressaltou a importância do Programa Criança Feliz, com o Marco Zero da primeira infância. “Melhor investimento de uma política pública é investir na faixa etária 0 a 6 anos. Se investirmos nesta faixa etária, vamos economizar no futuro”, afirmou. Para ela, não se pode perder essa janela de oportunidades. “É preciso estimular, amar e alimentar essas crianças. E o ser estimulado e amado não é prerrogativa de família rica. Não é uma política pública só da Assistência Social, mas precisa ser da Educação, da Saúde e da Segurança Pública”, defendeu.