logo aprende brasil carregando

Blog

  • Compartilhe:
Eventos , Notícias
9 de abril de 2019

Marcha dos Prefeitos 2019: Educação é prioridade para 85% das prefeitas

O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) apresentou, na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o resultado da pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020), realizado pelo Instituto Alziras. Os dados mostram que 12% das prefeituras brasileiras são governadas por mulheres, concentradas nos municípios menores e mais pobres (91% foram eleitas em municípios com até 50 mil habitantes). No perfil das prefeitas, destaca-se um alto índice de escolaridade (71% com nível superior e 42% com pós-graduação).

Entre as principais dificuldades apontadas pelo estudo estão: falta de recursos (48%), assédio e violência simbólicas no espaço político (30%) e falta de espaço na mídia (24%). Apesar das dificuldades, 56% pretendem concorrer a novas eleições. Entre as prioridades de governos das prefeitas eleitas, 85% apontam a Educação.

Para a prefeita de Nova Monte Verde (MT), Beatriz Lemes, a Educação, juntamente com a saúde, é prioridade no município. Eleita pela segunda vez, a prefeita fez diversos investimentos na Educação, que vão desde espaço físico à questão pedagógica. “Não existe transformação se não houver investimento em Educação”, afirmou. Um dos destaques de Nova Monte Verde são os aumentos no piso salarial dos professores, tanto em 2018 (11% + RGA), quanto em 2019 (13% + RGA). A meta é atingir o piso nacional até 2021.